sábado, 13 de agosto de 2011

UBUNTU

Visitando o blog olhai o lirio dos campos lí uma historia que me impressionou, em determinada aldeia da africa chamada de UBUNTU   , um  antropologo fazia um estudo sobre uso e costumes daquele povo, terminado os estudos, hora de vir embora, enquanto esperava seu transporte ele resolveu premiar e alegrar as  crianças daquela aldeia,preparou um lindo cesto com guloseimas e colocou embaixo de uma arvore e convidou todas as crianças  e combinou o seguinte com elas: todas ficaria em uma linha de largada e quando ele dissesse já todas deveriam correr de encontro a caixa  a que chegasse primeiro ganharia todos os presentes que estavam lá.    As crianças posicionaram-se na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Instantâneamente, quando ele disse "Já", todas as crianças deram as mãos sairam correndo para a árvore, onde estava o cesto. Chegando lá, todas começaram a distribuir os doces entre si e comeram-nos felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo o que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, a essência daquele povo.
Ubuntu significa: Sou quem sou, porque somos todos nós!

o que me chamou a atenção foi : como um de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes, Jesus nos ensinou assim : chorai com os que choram e alegrai-vos com os que se alegram,
Quantos tem se alegrado da tristeza do outro? quantos tem se orgulhado em ser o melhor? em parecer ser o melhor? em querer ter mais? em ser o Primeiro?
UBUNTU- SOU QUEM SOU PORQUE SOMOS TODOS 

2 comentários:

  1. Estimado Irmão Pastor Jorge Figueiredo

    Venho agradecer a sua visita ao meu cantinho e as amáveis palavras ali deixadas.

    É uma alegria imensa conhecê-lo!

    Esta alegria provem do sangue precioso de Cristo que nos une como irmãos amados.Seja na Europa ou na América do Sul.

    A Deus pois, toda a glória.

    O Irmão Pastor surpreendeu-me ao apresentar aqui no seu blogue este texto que publiquei há algum tempo atrás.

    Naturalmente fiquei contente. Obrigada pelo gesto.

    Desejo para o Estimado Irmão Pastor, para a sua família e a sua Igreja muitas, muitas bençãos.

    Aceite o meu abraço fraterno
    viviana

    ResponderExcluir

n.barbosadasilva@yahoo.com.br
prjorgefigueiredo@hotmail.com
prjorgefigueiredo@hotmail.com