terça-feira, 12 de junho de 2012

CULPADO OU INOCENTE?



Culpado ou Inocente?

Um dos sentimentos mais prejudiciais ao ser humano é a culpa. A psicologia estabelece a culpa como sendo a diferença entre o que a pessoa faz e o que a pessoa deveria ter feito; entre o que quer e o que deve fazer.

A culpa é um sentimento que paralisa que impede a pessoa de desenvolver o seu potencial. Sobre a culpa também alguém  já disse que é  o boicote da pessoa a ela mesma. Viver carregando culpa é viver condenado a prisão perpetua. È viver insatisfeito, até revoltado com a vida. Permita-me, perguntar: você acha que Deus quer esse tipo de vida para você?  Ou está é uma escolha sua?

Toda pessoa tem o direito e o dever de ser feliz, para ser feliz é  preciso viver sem culpa. Não se encha de culpa, não se culpe pelo insucesso do outro, cada um é responsável por si mesmo. Não se culpe pelo seu insucesso, transforme-o em sucesso. “a culpa não está no sentimento, mas no consentimento”. Se errou, se magoou alguém, peça perdão. Se pecou e desagradou a Deus e decepcionou a  você mesmo, confesse a Deus seu pecado e recomece. Não escute quem acha que você não merece outra chance, se de você mesmo essa outra chance, pois Deus te dá ela todos os dias, a cada amanhecer, a cada despertar, Deus te dá à oportunidade de uma nova chance, de um novo recomeço. Mostre aos seus algozes o salvo conduto de Deus para sua vida. Faça como o reformador Martinho Lutero, quando o diabo tentava dete-lo trazendo a mente seus pecados passados e tentando que ele ficasse paralisado pela culpa, ele repreende ao diabo dizendo: “O sangue de Jesus Cristo me purifica de todo pecado”