terça-feira, 25 de outubro de 2011

A ARTE DE USAR AS TRES PENEIRAS


As três Peneiras


As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

o texto de filipenses 4:8, nos fala de tudo que é verdadeiro ,honesto, justo ,puro, amável, de boa fama, nisto pensai. Amados isso é as três peneiras. Use e você evitará grandes problemas para sua vida.

Como pouparemos magoas se aplicarmos esses princípios

A HISTORIA DE SOFIA


Obedecer Deus é mais que apenas ouvi-lo . Ouvi uma ministração do amado cantor fernandinho onde o mesmo fala de uma tribo no amazonas que ele visitou e algo o chamou a atenção: ao perguntar a uma índia quem havia falado de Jesus para ela, recebeu como resposta foi a Sofia, ele logo pensou que sofia fosse alguém da tribo, foi aí que a jovem falou: - a Sofia falou para os meus pais e eles falaram para mim. Sofia havia sido uma jovem norte americana que lendo a biblia encontrou mateus 28:19 " Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", ela fechou a biblia e disse eu vou . Quando alguém perguntou a sofia sobre seu chamado, ela respondeu: - Eu simplesmente resolvi obedecer. Segundo nosso irmão fernandinho, hoje 60% da tribo  crer em Jesus porque sofia resolveu obedecer.