sexta-feira, 9 de março de 2012

as cinco bolas



Seguem-se alguns trechos da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-cola, que aconteceu em conferência numa Universidade Americana, onde ele falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida.
“Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com 5 bolas que lançam ao ar. Essas bolas são:
O trabalho é uma bola de borracha; se cair, bate no chão e salta para cima, mas as outras 4 são de vidro; se caírem no chão, quebrarão e ficarão, permanentemente, danificadas. Entendam isso e procurem o equilíbrio na vida. Como?
Não diminuam o vosso próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
Não fixem os vossos objectivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios.
Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos vossos corações. Apeguem-se a elas como à própria vida. Sem elas, a vida carece de sentido.
Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias das vossas vidas.
Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até ao momento em que se deixa de tentar.
Não temam admitir que não são perfeitos.
Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser corajosos.
Não excluam o amor das vossas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas.
Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.
Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.
Não usem, imprudentemente, o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. Lembrem-se: Ontem é história; amanhã é mistério e hoje é uma dádiva. Por isso se chama presente!”

extraido da internet